Caprinos

Canindé

A Fazenda Voa juntamente com a Fazenda S. Benedito de propriedade do Grupo Voa, seleciona cabritos de excelência das raças Alpina e Canindé.

Raça Canindé

Naturalizada do Nordeste Brasileiro, os cabritos da raça Canindé são animais leves e de pequeno porte, produtores de leite e carne. Levam larga vantagem em produção de leite se comparado aos seus semelhantes das raças Moxotó e Repartida.

Conheça mais sobre Caprinos da Raça Canindé

A cabra Canindé tem sua origem ligada ao grupamento das Pirenaicas, conforme ilustrado pela recente classificação realizada na Espanha e pelas criações de Portugal. Uma cabra semelhante foi também selecionada nos Alpes da Suíça, sob o nome de Grisone Negra, da qual derivaram a “British Alpine” (inglesa, cruzada com Toggenburg e outras raças) e a “Poitevine” (francesa).

Sem dúvida, o primeiro trabalho de segregação, preservação e melhoramento das cabras Canindé foi o de João Batista de Andrade (Joãozito Andrade), da Fazenda Trindade, em Jeremoabo (BA). Historicamente, João Batista de Andrade descobriu em feiras do sertão, em meados da década de 1970.

A primeira cabra com expressão de pureza racial foi salva no momento do
abate, por Joãozito Andrade, que a considerara muito simpática. Levou-a para a Fazenda Trindade e percebeu que ali poderia estar o início de um empolgante trabalho de regeneração dessa raça cujo nome ele sequer sabia. Conseguiu adquirir outros animais similares no Raso da Catarina, dando início a uma pequena seleção. O reprodutor escolhido com adequada pureza racial foi “Chefão”. O plantel foi, então, segregado na caatinga de Jeremoabo, atingindo logo 100 cabeças.

No ano 2000, as cabras Canindé já eram criadas na Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe e Pará – todas originárias do rebanho de Joãozito Andrade. Em 1997 foi exportado um lote para a Malásia. Em 1999 foi enviado um lote de 600 animais para fundar um núcleo leiteiro em Lajes (RN).

Fonte: Central Campo